Reabilitação Respiratória

Home / Reabilitação Respiratória

Reabilitação Respiratória

O QUE É?

Um programa de reabilitação respiratória integra duas componentes:

  • A componente de educação e apoio psicossocial, dirigida aos doentes e família;
  • A componente de exercício físico, dirigida aos doentes com doença respiratória crónica

O principal objetivo é reabilitar as pessoas com doença respiratória crónica e ajudar toda a família a lidar melhor com a doença.

QUAL O PAPEL DA REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA?

Para a pessoa com doença respiratória crónica, estes programas procuram aumentar a tolerância ao esforço, diminuir a sensação de falta de ar e o cansaço no dia-a-dia, melhorando a sua qualidade de vida. Desta forma, a pessoa sente-se mais capaz para realizar as suas atividades diárias.

A participação da comunidade no programa de reabilitação permite esclarecer dúvidas em relação à doença, aprender a prevenir/gerir exacerbações da doença e a melhorar a capacidade de gestão de emoções, como a ansiedade.

Além disso, durante o programa há a possibilidade de conhecer e partilhar experiências com outros doentes/famílias a viver o mesmo problema, sendo uma oportunidade para partilhar experiências.

Se usa oxigénio, também pode fazer reabilitação respiratória…

Se o doente tem prescrição de oxigénio, o seu uso de forma correta durante o programa pode aumentar a
quantidade de exercício que o doente pode fazer.

QUAL A DURAÇÃO?

 

Embora a frequência e duração dos programas de reabilitação possam variar ligeiramente, recomenda-se que as sessões de treino de exercício decorram durante 12 semanas, com uma frequência de 2 vezes por semana, durante 60 minutos.

O apoio psicoeducativo pode decorrer 1 vez a cada duas semanas, ao longo das 12 semanas, com uma duração entre 60 a 90 minutos.

UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA PERTO DE MIM…

Estes programas podem decorrer em hospitais, centros de saúde e instituições, desde que asseguradas as condições de segurança e qualidade. As sessões devem ser dinamizadas por equipas multidisciplinares (i.e., médico, fisioterapeuta, enfermeiro, gerontólogo, psicólogo, entre outros).

Na imagem poderá encontrar os locais onde decorrem os programas de reabilitação respiratória em Portugal.