Doenças Respiratórias Crónicas
Doenças Respiratórias Crónicas
O QUE SÃO DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÓNICAS?
As doenças respiratórias crónicas caracterizam-se por uma alteração do estado normal das vias aéreas ou das restantes estruturas do pulmão, que se desenvolve e perdura ao longo do tempo. Dentro deste grupo, as doenças que mais se destacam são a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a Asma.
EPIDEMIOLOGIA
- No Mundo, centenas de milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias crónicas, sendo a asma e a DPOC as que mais pessoas afetam;
- Em Portugal a prevalência das doenças respiratórias crónicas é de cerca de 40%, com tendência a aumentar;
- A DPOC é atualmente a 3ª causa de morte em todo o mundo;
- Acima dos 70 anos, 30,8% da população portuguesa é afetada pela DPOC, e no sexo masculino estes valores aumentam para 47,2%;
- A prevalência média da asma em Portugal ronda os 10%, sendo uma das causas mais frequentes dos internamentos hospitalares.
COMO SE MANIFESTAM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÓNICAS?
- Falta de ar;
- Tosse;
- Expetoração;
- Pieira, chiadeira ou “gatinhos” no peito;
- Cansaço;
- Sensação de aperto no peito;
- Ansiedade.
FATORES DE RISCO
O tabagismo é o principal fator de risco das doenças respiratórias crónicas. No entanto, existem outros fatores de risco, como a exposição a produtos químicos e poeiras no local de trabalho (e.g., vapores, produtos irritantes ou fumos) e a poluição exterior e interior em espaços pouco ventilados.
Para além destes, os fatores socioeconómicos também contribuem para o aumento da prevalência e gravidade das doenças respiratórias crónicas, sendo uma das principais dificuldades no acesso aos cuidados de saúde necessários. Por fim, os alergénios são outro dos fatores que estão frequentemente associados à asma, sendo que, a mudança para um estilo de vida moderno e urbano tem contribuído para o aumento da prevalência desta doença.