FAQs

Home / FAQs

FAQ’s

Não existem efeitos secundários significativos decorrentes da participação num programa de reabilitação. Pode, por vezes, sentir-se no final das sessões um pouco cansado ou surgir alguma dor muscular como consequência do treino. No entanto, se tiver alguma preocupação, por favor contacte a equipa que dinamiza o programa para se esclarecer.

Deve contactar a equipa que se encontra a dinamizar o programa.

Caso a equipa considere necessário, encaminhá-lo-á para o seu médico de família ou médico que habitualmente o assiste. Se o seu médico considerar que deve ficar em repouso por alguns dias, deve regressar ao programa logo que se sinta um pouco melhor.

Se for um problema mais grave, que necessite ficar internado, também deve regressar ao programa logo que possível. Normalmente duas semanas de paragem são suficientes para se sentir um pouco melhor.

Aqueles que continuarem a realizar exercícios, após o término do programa, continuarão a ter bons resultados. Alguns locais possuem programas de manutenção, como por exemplo, o Lab3R da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Procure grupos de caminhada, ou organize-se com os seus amigos. Procure manter-se ativo!

Claro! A reabilitação respiratória é apropriada para qualquer pessoa com doença respiratória crónica.

Sim, o sedentarismo e a inatividade física são dois problemas da realidade nacional, que podem conduzir a um declínio da função respiratória, relativamente a quem é ativo.

Um programa de reabilitação respiratória proporciona imensos benefícios, que podem ajudá-lo a melhorar a sua força muscular, tolerância ao esforço, maximizar o seu desempenho nas atividades diárias, melhorando o seu bem estar mental e a qualidade de vida.