Reabilitação Respiratória
Exercício Físico
A componente de exercício físico é essencial no tratamento das doenças respiratórias crónicas, ajudando-o a respirar melhor e a realizar as atividades diárias de forma mais confortável.
COM QUE FREQUÊNCIA?
As sessões de exercício físico devem realizar-se no mínimo 2 vezes por semana, durante pelo menos 20 minutos.
COMO SE ORGANIZAM AS SESSÕES?
As sessões são em grupo e normalmente incluem aquecimento, exercício aeróbio, exercícios de força muscular, exercícios de equilíbrio e arrefecimento.
QUE TIPO DE EXERCÍCIO FÍSICO?
Uma sessão de exercício físico deve-se iniciar por um período de aquecimento e finalizar com um período de arrefecimento. Estas fases duram cerca de 5 minutos cada, e incluem exercícios respiratórios, alongamentos suaves e caminhada.
O exercício aeróbio, como andar de bicicleta, caminhar, subir escadas, dançar, trabalha simultaneamente o coração e os pulmões, sendo muito importante nas doenças respiratórias crónicas. Estas atividades contínuas devem iniciar-se com 5 minutos e o ideal é prolongarem-se até aos 30 minutos.
Os exercícios de força muscular incluem exercícios de braços, tronco e pernas, e devem durar cerca de 15 minutos. Estes exercícios aumentam a força dos músculos essenciais para as atividades do dia-a-dia.
Os exercícios de equilíbrio representam desafios semelhantes às atividades diárias e incluem: alterações da postura do corpo, exercícios com os olhos fechados, em superfícies instáveis, ou com aumento da velocidade e ritmo. Devem ser realizados durante, pelo menos, 10 minutos.