Reabilitação Respiratória
Educação e Apoio
O principal objetivo desta componente da reabilitação respiratória é capacitar as pessoas (doente, pessoa que vive ou convive com o doente e/ou cuida, amigo) de estratégias instrumentais e emocionais de forma a facilitar um ajustamento, funcional e saudável, à doença respiratória crónica.
São contempladas sessões educativas e de apoio psicossocial.
As sessões educativas têm como objetivos:
i. prestar informação acerca da doença (etiologia, sintomas, progressão, prevenção e fatores promotores da qualidade de vida), permitindo à família compreender as mudanças nos estilos de vida impostas pela doença e facilitar o ajustamento familiar a essas alterações;
ii. conhecer os cuidados a ter em casa e os recursos comunitários de apoio, de forma a promover a adesão à terapêutica e prevenir eventuais recaídas;
iii. reenquadrar a doença, desenvolvendo sentimentos de competência, auto-eficácia e controlo.
As sessões de apoio psicossocial têm como objetivos:
i. ajudar a gerir emoções e a desenvolver estratégias de coping eficazes;
ii. facilitar a comunicação na família;
iii. facilitar a comunicação com os serviços de saúde e sociais bem como com os diferentes profissionais envolvidos;
iv. assegurar as redes de apoio dentro e fora da própria família, de forma a evitar o isolamento social.
Com que frequência?
A componente educativa e de apoio psicossocial realiza-se uma vez por semana ou quinzenalmente com a duração de 60 minutos cada sessão.
Como se organizam as sessões?
A componente educativa e de apoio psicossocial realiza-se uma vez por semana ou quinzenalmente com a duração de 60 minutos cada sessão.
Que profissionais podem estar envolvidos?
As sessões devem ser conduzidas por um fisioterapeuta com experiência nas doenças respiratórias crónicas e na dinamização de grupos e devem contar com o apoio de outros profissionais, nomeadamente médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, técnico de serviço social, entre outros.
O que se deve ter em conta para o desenrolar da sessão?
Para a realização destas sessões é necessário proporcionar um ambiente adequado, que estimule a participação e a interação do grupo, de forma a ocorrer a troca de experiências e perspetivas de forma agradável. Neste sentido, será fundamental obter uma sala ampla, de fácil acesso aos participantes, que apresente as condições necessárias para a sua realização, nomeadamente comodidade, tranquilidade e silêncio.
Algum material é comum a todas as sessões: flipchart, marcadores, folhas brancas e canetas. Sugere-se a preparação e distribuição de folhetos informativos ao longo das sessões, uma vez que permitem organizar a informação mais relevante de modo a ser revista em casa pelos participantes.
Que temáticas abordam?
As temáticas devem ser ajustadas às necessidades do grupo. Algumas sessões terão uma componente mais educativa, outras mais de apoio psicossocial e noutras ambas as componentes poderão estar presentes. Ficam aqui alguns exemplos de temas que poderão ser abordados:
- Informação sobre a doença respiratória crónica na vida de todos
- Gestão dos Sintomas Respiratórios, Medicação e Oxigenoterapia
- Estilos de vida saudáveis – Atividade Física, Alimentação, Sono
- Gestão das emoções, stress e ansiedade
- Recursos da comunidade
- Técnicas de resolução de problemas
FOLHETOS INFORMATIVOS
Nesta secção poderá encontrar e fazer download de folhetos sobre diversos temas relacionados com as doenças respiratórias crónicas e a reabilitação respiratória.
Para obter mais informações sobre DPOC, registe-se aqui: Living Well with COPD